E se o tempo voltasse…

Ontem eu estava lendo uma crônica do Gabriel Garcia Marques, O Rio da Vida, ele começa assim: “A única coisa que me dá vontade de voltar a ser criança é viajar outra vez de navio pelo rio Magdalena”. A partir daí o autor descreve como era a sua vida de estudante, quando viajava de navio de Barranquilla à Puerto Salgar, pelo rio Magdalena, e, em seguida, embarcava em um trem para Bogotá, onde estudava. Essa crônica me fez imaginar como seria embarcar num navio, e viajar subindo a correnteza do tempo, voltando às origens e vivendo às minhas saudades.

Não sei se essa é uma característica comum a todos os seres humanos? Eu sinto um pequeno vazio interior por não ter permitido que as emoções se apoderassem por completo da minha alma, quando a vida me presenteou com as oportunidades de vivê-las. Sempre fui racional. Talvez, seja por essa razão.  que me sinto invadido por um sentimento forte de saudade.

O que me dá vontade de voltar a ser criança é sentir o cheiro do café que invadia a fazenda, antes do sol nascer, me despertando para um mundo maravilhoso, onde me entendia com os animais; com as histórias contadas por minha mãe; com as brincadeiras simples da vida de criança; com o lápis com a borracha enfiada na outra  ponta, rabiscando o  caderno e tentando me entender com as primeiras letras; e com o terço noturno, que achava um saco. Ou seja, tudo que vivi na fazenda me dá vontade de voltar a ser criança.

Ah! E o que me dá vontade de voltar a ser adolescente? Mesmo sendo a adolescência o tempo  dos conflitos com a  vida, quando nos preparamos para deixar para trás os sonhos de infância, eu gostaria de sentir de novo as emoções que exalavam de  um corpo em formação diante dos primeiros sinais do amor, refletido num tímido beijo, que traz o coração para perto da garganta, causando tremores e uma erupção de arrepios por toda a pele. Que saudades!

O que me dá vontade de voltar a ser jovem e estudante universitário são os amigos, o sonho de mudar o mundo e os projetos de futuro. Sinto, também, vontade de reviver todos as emoções que os amores me proporcionaram, alguma coisa ficou faltando, não sei o que é… mas faz parte das minhas saudades.

O que me dá vontade de voltar a ser um homem jovem é poder sentir o cheiro das minhas crianças, aquele cheirinho azedo dos seus pés e pescoços suados. Sinto saudades do Thiago segurando o meu cabelo, agarrado ao meu corpo, encontrando segurança para dormir; sinto saudades dos grandes olhos azuis do Bruno, quietinho no seu canto, sem exigir atenção; sinto saudades da cumplicidade que vivi com Barbara. Sinto saudades das lutas e do amor que eu e minha companheira Ana doamos para construir nossa família.

O que me dá vontade de ser um homem maduro é poder sentir saudade….

Oscar Rezende

Vitória, novembro de 2020

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑